quinta-feira, 10 de maio de 2007

OpenLaszlo: criando objetos via script

muitas pessoas que utilizam o OpenLaszlo vendo seu formato de uso em tags, acredito eu que muitos nem sabem da possibilidade de instânciar um objeto via script, o que é uma utilidade muito usual em aplicações onde temos a necessidade por exemplo de gerar janelas dinamicamente ou mesmo de gerenciar melhor a performance da aplicação reduzindo de certa forma o tamanho inicial da aplicação que deverá ser carregada...

no capítulo 28 ( Classes ) o item 4 aborda esse tema de como fazer para realizar e instânciar classes dinâmicamente no OpenLaszlo [link]

ps.: bom para as pessoas que não compreendem muito bem o inglês, olhe diretamente os exemplos de código =]

uma boa prática para o OpenLaszlo é sempre setar o atributo name para as suas instâncias de classes e na definição das tags no fonte do OpenLaszlo, pois facilita o teste, manipulação na janela do console de Debug e no caso das instâncias dinâmicas evita alguns probleminhas eventuais =D

um detalhe a ser observado no seguinte trecho de código:

   <script>
   var foo = new LzView(canvas, {width: 50, height: 50,
         x: 50, y: 100,
         bgcolor: 0,
         name: "myview"});
   </script>


observe ali onde está canvas neste local é onde deve ser indicado onde a instância do novo objeto deve ser alocado, ali pode ser o "name" de uma view qualquer onde deva ser alocado o novo objeto