segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

OpenLaszlo

O que é o Openlaszlo?

Ë uma plataforma open source para desenvolvimento e disponibilização de aplicações segundo a modalidade RIA( Rich Internet Application | Aplicações de Internet Rica ). A plataforma Openlaszlo consiste em 3 componentes principais:

  • Compilador: o qual pega os arquivos de código e compila para arquivos Flash( swf ) que são executados em qualquer browser que possua o plugin da Macromedia para execução do Flash( swf ).
  • Runtime Framework: inclui os componentes de interface, suporte para manipulação de dados( data binding ) e serviços de comunição na rede.
  • Servlet: habilita o suporte runtime para tipos adicionais de media, suporte para SOAP e XML-RPC.

Com o OpenLaszlo, você pode:

  • Desenvolver aplicações baseadas em RIA com um código baseado em XML e JavaScript.
  • Disponibilizar essa aplicação em qualquer browser na modalidade SOLO, ou disponibilizar em qualquer servidor de aplicação J2EE ou em qualquer container Java de servlet( ex.: Tomcat ), rodando em qualquer sistema operacional que tenha o java instalado.
  • Disponibilizar para qualquer web browser com Flash Player 5 ou superior, alcançando 97% de todos os computadores com acesso a web.

Desde 2002, as aplicações em Laszlo tem demonstrado que provem a usabilidade, escalabilidade e a confiabilidade em distribuições web( sistemas web que utilizam essa tecnologia) para milhares de usuários.

Quando e por que o OpenLaszlo se tornou Open Source?

Começou com a versão 2.2 no dia 5 de Outubro de 2004, a plataforma inteira OpenLaszlo, previamente chamada de Laszlo Presentation Server( LPS ), teve seu código aberto pelo seu desenvolvedor origirnal, Laszlo Systems, para estabelecer uma gratuita e uma plataforma aberta para disponibilização e desenvolvimento de aplicações ricas para o cliente.

Por adotar um modelo de desenvolvimento aberto, nos esperamos acelerar a utilização por aplicações ricas para cliente na Web aberta, também como realce a qualidade, performance e um novo jogo de característica da plataforma OpenLaszlo. A empresa Laszlo Systems continuará a desenvolver a plataforma Open Source, junto com o fornecimento de módulos comerciais para aplicações, realizando o serviço de suporte e treinamento para seus clientes.