sábado, 17 de março de 2007

OpenLaszlo : padrão de organização

bom algo que é muito util em projetos é utilizar um padrão de organização e eu não diferente dessa linha de raciocíneo tenho meu padrão de organização de projeto, onde para cada classe tenho um arquivo .lzx com a seguinte organização interna de conteúdo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!--
======================================================================
    @date:  ${date} ${time}
    @author: ${user}
    @email: ${user_mail}
    
    @class: ${class_name}

    @description: ${class_description}
    
======================================================================
--> 
 
 

<library>

    <!-- @BEGIN: inclusão de outras bibliotecas -->
    <include href=""/> <!-- include list -->
    <!-- @END: inclusão de outras bibliotecas -->

    <!-- @BEGIN: definição da classe -->
    <class
        name="${class_name}"
        extends="${super_class}">

        <!-- @BEGIN: definição dos atributos da classe -->
        <!-- @END: definição dos atributos da classe -->
        
        <!-- @BEGIN: definição dos datasets da classe -->
        <!-- @END: definição dos datasets da classe -->
        
        <!-- @BEGIN: definição visual -->
        <!-- @END: definição visual -->
        
        <!-- @BEGIN: definição dos métodos da classe -->
        <!-- @END: definição dos métodos da classe -->

        
    </class>    
    <!-- @BEGIN: definição da classe -->
    
</library>


outras convenções que utilizo para nomenclatura de arquivos .lzx:
- classe: ${class_name}.class.lzx
- resources de uma classe: ${class_name}.resource.lzx
- teste: ${class_name}.test.lzx
- biblioteca: library.lzx

arquivo de execução: nomalmente caso seja apenas um único da aplicação utilizo o nome de: main.lzx sendo o conteúdo deste possuindo a tag canvas

para um entendimento mais rápido e facil, considere a tag canvas correspondente ao método de execução de aplicação do java: public static void main, por exemplo.

OpenLaszlo : gerenciamento de views

um exemplo de gerenciamento de views, pode ser util...



código fonte: [link]

OpenLaszlo : criando componentes

uma das características que mais me agrada no OpenLaszlo é a capacidade de desenvolvimento visual, onde a limitação encontra-se apenas na imaginação do desenvolvedor...

como o OpenLaszlo possibilita o desenvolvimento de novas 'classes', utilizando a tag class, sendo que esta pode herdar de qualquer outra tag existente dos componentes OpenLaszlo, ou dos proprios componentes( classes ), que o desenvolvedor ou a empresa, enfim, já tenha desenvolvido, aumenta muito o poder de desenvolvimento...

tudo bem que os componentes iniciais do OpenLaszlo não sejam lá aquelas coisas com um estilo visual apelativo, ou do genero, eu os considero apenas como um exemplo... sendo que todos esse que tem ali herdam de alguma outra classe base...

o que indico mesmo é investir um tempo inicial e criar seus próprios componentes, com um estilo gráfico próprio, bom no caso de que você não seja um bom designer como eu, existem bons designers por ae que podem realizar essa tarefa de desenvolver um estilo gráfico para você depois basta transladar esse estilo gráfico para o OpenLaszlo.

e agora vem a pergunta... "e como faço isso?"

antes de começar a fazer, criar seus próprios componentes é necessário que primeiro você compreenda como que o OpenLaszlo trabalha com recursos gráficos, para isso recomendo a leitura do capítulo 17 da documentação OpenLaszlo, para os apressados olhem diretamente o exemplo de número: 17.5. Using multi-frame resources

OBS.: tenho costume de utilizar as imagens em PNG devido a sua qualidade gráfica

Game: Flow


a muito tempo que não vejo um jogo que é legal de jogar, como anunciado e comentado a respeito esse jogo não segue o genero dos atuais jogos com uma parte de gráficos apelativo, tiros, muita ação, nesse jogo você é um organismo aquático que vai evoluindo e passeando pelo mundo aquático, muito interessante a propósta...

e agora foi lançado uma versão do mesmo jogo para PS3 que ficou bem legal a parte gráfica, mas segue o genero do original, embora acredito que o do PS3 a possibilidade de evolução seja muito mais ampla que a versão original... ( até eu queria comprar o PS3 para jogar esse joguinho =D )

[site do jogo] Flow
vídeo do jogo para PS3


li sobre esse jogo em uma notícia do portal Terra : [link]