sexta-feira, 5 de outubro de 2007

CEATEC 2007 : Para você que se impressionou com o Joystick do Wii, me diz o que você acha desse?

para que botão, para que segurar algo? use apenas sua mão como joystick o/
tinha que ser coisa de japonês =]


Fonte : Gizmodo

Oracle : visualise seus dados da base de dados com JFreeChart

uma tutorial muito interessante e útil, disponibilizado no site da Oracle de como utilizar o JFreeChart para de forma simples gerar relatótios gráficos dos dados da sua base de dados, este tutorial possui bastante trechos de códigos (em inglês)

Site do tutorial : [link]

Fonte : DZone

Filme : Iron Man

pensa em um filme que pela prévia do trailer está prometendo ser animal =] esperado para 2 de Maio de 2008 :P


para ver o trailer com maior qualidade : [link]

Site do filme : [link]

Celular : Game : Trailer : Delta Force

um joguinho interessante para celular...


Fonte : Gametrailers

Carro : conceito Nissan Unveils PIVO 2, mais parece um Pod

para quem assiste muito os filme de ficção científica, de naves espaciais, tem os módulos de sobrevivência chamados de Pod que normalmente é para uma ou poucas pessoas, agora vendo esse conceito de carro, vai dizer que não lembra de um Pod de sobrevivência desses filmes? hauhauhau =]


ps.: mas que esse carro é bem estilo futurista, isso ele é... aquele velho problema de balisa, estacionar em lugares apertados, esqueça, esse carrinho vai te resolver a vida =]

Fonte : TechEBlog

Como fazer : um Tase caseiro, com 10 pratas


ps.: lembrando que isso não é um brinquedo... hehe e também não vá ligar isso em uma tomada...

Fonte : Gizmodo

Gameplay : Crysis : multiplayer

opa saiu um gameplay mostrando a versão multiplayer do jogo Crysis =]






Fonte : Gametrailers

Camisa detectora de rede Wi-Fi

engraçado, mas é isso mesmo que você leu...


A camisa detectora de Wi-Fi, faz tudo aquilo que você sonhou que ela faria, detecta os sinais Wi-Si e os exibe... para todos. Consegue detectar tanto redes 802.11b quanto 802.11g e a respectiva força do sinal, o qual é atualizado em tempo real, conforme você viu ali na imagem... (utiliza baterias AAA, que estão atras do display ali...)

A camiseta já está disponível, desde o inicio desse mês por U$ 30.

[Site do produto]

Fonte : Gizmodo

Caixa de Ferramentas : JavaScript : 27 sites


Javascript é uma das linguagens mais utilizadas na Web e além disto atualmente vem ganhando mais e mais popularidade (só lembrar do tão falado Ajax). Bom segue 25 sites com coisas úteis para programação javascript, de iniciantes a programadores com conhecimentos avançados na linguagem.


ActiveWidgets.com - uma biblioteca de componentes para lhe prover funções no estilo Ajax com elementos visuais comuns.


Agile Partners Photo Resizing Tutorial - um tutorial de como fazer para utilizar o Prototype e o script.aculo.us para construir redimencionamentos de fotos.


ByteFX - um framework simples de baixo nível para efeitos em javascript.


DevGuru - define todos os termos do Javascript e lhe disponibiliza exemplos de código do que eles já fizeram.


DojoToolkit.org - um kit de desenvolvimento DHTML OpenSource em javascript o qual é baseado em outras ferramentas para te facilitar a vida na hora de utilizar o javascript.


Drag & Drop Sortable Lists - Tutorial para criar listas ordenáveis com funcionalidades drag & drop.


DynamicDrive.com - uma vasta coleção de DHTML e Javascript para você utilizar.


Firebug - uma extensão para o Firefox que possibilita ao desenvolvedor testar, verificar e alterar dados em tempo de execução no javascript da página. (Eu uso e recomendo)


JavaScript-reference.info - um site de referência para lhe ensinar tanto como ler e como escrever códigos Javascript.


JavaScriptKit.com - uma lista de objetos javascript, propriedades e métodos que você pode utilizar como exemplos.


jQuery.com - uma biblioteca javascript, para a principio ajudar a codificar o mínimo de linhas de javascript.


Learn JavaScript in 10 Minutes - um tutorial rápido para ensinar o básico de Javascript em 10 minutos de leitura.


Lightbox2 - código javascript para sobre posição de fotos em uma mesma página com um fundo semi transparente. Algo que tenho visto sendo muito utilizado em sites para exibir uma imagem em tamanho maior, sem a necessidade de abrir uma nova página, ou redirecionar para outra página.


LightWindow - outro sistema similar ao anterior que te possibilita trabalhar com multiplos tipos de media distintas de outros websites.


MochiKit.com - um conjunto de bibliotecas javascript que utilizam-se das ideias do Python e Object-C, usando elas no javascript.


Moo.fx - biblioteca javascript para efeitos que trabalha em conjunto do Prototype.js e do framework Mootools.


Mootools.net - um framework javascript orientado a objetos para programadores javascript com conhecimento intermediário a avançado.


Prototype Windows Class - possibilita que você abra outras "janelas" sobre o seu HTML atual.


Prototypejs.org - um framework javascript construido em cima das ideias do Web 2.0, incluindo uma integração com Ajax.


QuirksMode.org - um site pessoal de um profissional desenvolvedor web, onde ele disponibiliza mais de 120 truques para contornar as incompatibilidades de browsers que ocorrem no uso do CSS e Javascript.


Reflection.js - um pequeno código javascript para adicionar o efeito de reflexo as imagens.


script.aculo.us - uma biblioteca javascript que integra-se facilmente a inumeros frameworks.


ThickBox - tabalha em conjunto com o jQuery para proporcionar uma sobre posição hibrida de imagens utilizando Ajax.


TinyMCE JavaScript Content Editor - um editor de conteúdo completamente escrito em javascript que converte o conteúdo nele modelado em HTML.


W3Schools JavaScript Tutorials - 100 exemplos para estudar e aprender javascript.


WebTeacher.com - voltado ao ensino de javascript para novos programadores.


Walter Zorn Drag & Drop - biblioteca javascript DHTML cross-browser que te possibilita alterar qualquer imagem em uma camada, sendo que está possa ser arrastada e alterada sua posição, conforme o usuário quizer.

Fonte : Mashable

Os rumores do PS3 de 40 GB tornaram-se realidade...


Conforme os rumores de poucos dias atrás, o PS3 realmente terá uma versão com 40 GB, mas por enquanto apenas para a Europa pelo preço de €399 (euros). Começará a ser vendido a partir do dia 10/10 na Europa.

especificações do PS3 de 40 GB

- CPU Cell Broadband Engine™ Processor
- GPU RSX™
- Sound Dolby 5.1ch, DTS 5.1ch , LPCM 7.1ch, AAC, outros *1 *2
- Memória principal, 256MB XDR RAM e 256MB GDDR3 VRAM
- HDD 2.5” Serial ATA 40GB
- I/O USB 2.0 x2
- uma entrada Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)
- IEEE 802.11 b/g incluido
- Bluetooth 2.0 (EDR) incluido
- Controle Wireless (Bluetooth) incluido
- saída AV
- resolução da tela: 480i, 480p, 720p, 1080i, 1080p
- 1 saída HDMI *3
- 1 saída AV MULTI
- 1 saída digital ótica
- BD/DVD/CD Drive (Apenas leitura)
- velocidade máxima de leitura BD 2x (BD-ROM)
- DVD 8x (DVD-ROM)
- CD 24x (CD-ROM)
- dimensões aproximadas: 325mm (W) x 98mm (H) x 274mm (D)
- peso aproximado: 5 kg

Fonte : Gizmodo

Adobe Flex enviando parametros para a aplicação web em Java

eis um grande problema quando estamos utilizando o Adobe Flex, como enviar de modo que funcione parametros para nossa aplicação java, segue uma dica de como fazer para enviar os parametro de forma que funcione para aplicações que utilizam o Struts 2 ou o Mentawai na aplicação que roda no servidor (pelo menos nos testes que eu fiz funcionou...)

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<mx:Application xmlns:mx="http://www.adobe.com/2006/mxml" layout="absolute">
  
  <mx:Script>
    <![CDATA[
      
      import mx.controls.Alert;
      import mx.rpc.events.ResultEvent;
      import mx.rpc.events.FaultEvent;
      import mx.utils.ObjectUtil;
      import mx.rpc.http.HTTPService;
      
       public function getLoginParameters():Object {
              return {
                "user.login": loginField.text, 
                "user.password" : passwordField.text 
              };
            }
      
      public function enviarDados()void {                          
        userRequest.sendthis.getLoginParameters() );          
      }
      
        public function onSuccess(event:ResultEvent):void {
    
        Alert.showXML(event.result) );
    
        //cria String baseado no resultado
        var rawData:String = String(event.result);
        
        Alert.showrawData );              
        }
    
        public function onError(event:FaultEvent):void {
            Alert.show(ObjectUtil.toString(event.fault));
        }      
            
    ]]>
  </mx:Script>
  
  <mx:HTTPService id="userRequest" 
     url="http://localhost:8080/mentawai_teste/FlexAction.loginXML.mtw" 
     result="onSuccess(event)"
    fault="onError(event)"
    resultFormat="e4x"
    method="POST"/>

   <mx:Panel width="300" height="154" layout="absolute" horizontalCenter="0" verticalCenter="11" title="Login">
      <mx:Form width="100%" height="100" x="0" y="0">
         <mx:FormItem label="Login">
            <mx:TextInput id="loginField"/>
         </mx:FormItem>
         <mx:FormItem label="Password">
            <mx:TextInput id="passwordField"/>
         </mx:FormItem>
      </mx:Form>
      <mx:Button y="84" label="OK" horizontalCenter="0" id="sendBtn" click="enviarDados()"/>
      <mx:Label x="10" y="96" text="{loginField.text}" enabled="false"/>
      <mx:Label x="174" y="96" text="?" enabled="false"/>
   </mx:Panel>
  
</mx:Application>

Observe: a function getLoginParameters():Object, aqui está a questão, o formato que finalmente funcionou para envio dos parametros de forma que chegassem corretamente no servidor, sem nenhum erro inesperado...

onde a comunicação com o servidor é efetuada através do componente : mx:HTTPService, sendo que neste caso utilizei retorno em XML como resultado da execução da action

---

quanto a aplicação em java eu tenho na minha classe action o respectivo atributo setado na classe:

private UserBean user;

onde a estrutura dessa classe é:
public class UserBean {

  private String login;
  private String password;
  
  public String getLogin() {
    return login;
  }
  public void setLogin(String login) {
    this.login = login;
  }
  public String getPassword() {
    return password;
  }
  public void setPassword(String password) {
    this.password = password;
  }
  
}

bom fica ae a dica para conseguir enviar parametros do Flex para sua aplicação em java ;)

Gametrailers : Vídeo Tutorial : Eye of Judgment

segue um vídeo tutorial que fala sobre os esquemas de jogabilidade do jogo: Eye of Judgment (PS3)


Fonte : Gametrailers

Vídeo : nova tecnologia 3D possibilita ver a cena de qualquer ângulo

Para isso foram utilizadas 30 câmeras em pontos diferentes para capturar a cena de diversos ângulos e o resultado é processado por um software especial que realiza a mescla dessas imagens gerando um modelo computacional 3D similar ao que temos em jogos 3D. Veja o resultado do uso prático no vídeo abaixo:


Fonte : TechEBlog

Carro : Fifth Gear : Audi TT Manual vs. DSG (Direct Shift Gearbox)

Audi TT Manual vs. DSG (Direct Shift Gearbox) cambio conhecido aqui como Tiptronic (não sei se é assim a escrita correta)


ps.: é o desempenho e direção do Audi TT com DSG é bem melhor que o cambio manual =]

Fonte : TechEBlog

Java Game : jPCT engine 3D gratuita


continuando o movimento do mês dos games agora em Outubro, segue mais uma dica para poder utilizar para montar alguns games, ou mesmo aplicativos 3D em java...

O jPCT é uma solução poderosa para possibilitar ao mundo java trabalhar com uma mundo 3D. Esta engine é compatível com o Java 1.1 =]

Site: [projeto] [screenshots] [demos] [download]

Dica : animações em Javascript

algo muito legal que achei na net, mais especificamente 4 posts em um blog, sobre o assunto de como trabalhar com animações usando Javascript, o interessante é que estes posts possuem exemplo, respectivos fontes e explicação (em inglês)

- Javascript Animation : basics of easing
- Javascript Animation : Controlling time (2)
- Javascript Animation : take it ease-y ! (3)
- Javascript Animation : Make things move smoothly (4)

Fonte : DZone

Como fazer : reciclando um scanner, fazendo uma lampada

segue uma dica de como reaproveitar algo do seu velho scanner que está encostado em algum canto juntando poeira...


Fonte : LifeHacker