quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Curiosidade : Cientístas modificaram um CD Player transformando em um Lab Scanner

Isso sim que chamo de criatividade e se vira neguinho...(até parece coisa de brasileiro...)


Quando os laboratórios da Universidade Politécnica de Valencia precisou de um lab scanner, porém não tinham verba disponível para comprar um, Angel Maqueira e seus colegas pegaram um CD player comum e fizeram algumas modificações... com isso conseguirarm economizar cerca de U$ 70.000 que seria gastado caso fosse ser adquirido um lab scanner.

Adicionando mais 2 sensores adicionais de luz dentro do CD player em conjunto de um software, o laboratório foi capaz de controlar como o dispositivo iria "executar/rodar" um CD. A substancia a ser analizada (nesse caso, o grupo estava tentando detectar traços de 3 diferentes pesticidas em diferentes amostras) foi colocado sob um normal CD e inserido no CD player modificado.

Enquanto o primeiro sensor de luz identificava onde estava as amostras no CD, usando as marcas negras dentro do CD, o segundo sensor analizava a amostra ele mesmo, medindo a quantidade de laser que era capaz de passar até o CD. Normalmente o CD reflete ceca de 30% do lase emitido, o qual é lido, enquanto o restante do laser transpassa o CD( não é refletido ).

A amostra com uma medida milimétrica, foi tratado para produzir uma tinta ou prata como uma quantidade inversamente proporcional ao pesticida na amostra. Utilizando um CD player modificado, eles foram capazes de detectar baixos nives de pesticida como 0.02 microgramas por litro, apenas vendo o quando da luz do laser passava até o disco e o reflexo desse era captado pelo segundo sensor.

Porém não é possivel garantir um diagnóstico preciso de um genuíno lab sensor, porém o custo de um novo varia entre U$ 42.000 a U$ 85.000, essa modificação do CD player possibilitou a execução de algumas tarefas laboratoriais. Algumas coisas como a desse exemplo podem ser seguidas como por exemplo baratear o custo do acesso de tecnologia para combatar e malária por exemplo. Caso fosse utilizado dispositivos como o Blu-ray que possuem um laser de largura de onda menor, iria aprimorar o processo de análise laboratorial.

Fonte : Gizmodo