segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Outubro : mês do Gaming no Javalobby

Como um desenvolvedor de jogos, Daniel MD teve a idéia de fazer uma divulgação nas principais comunidades Java sobre o tema. Muita das vezes, a vasta maioria das pessoas nas comunidades Java estão preocupadas/interessadas em informações sobre JEE, ou desenvolvimento do voltado a web em Java, não com desenvolvimento cliente/desktop em Java e muito menos concentradas/interessadas em desenvolvimento de games em Java.

Estranhamente, Daniel MD em seu primeiro mês como editor do Javalobby, resolveu divulgar um pouco de sua área de interesse (gaming em java).

Gaming em java tem tido uma série de casos e histórias de sucesso que precisamos comemorar. Então Outubro sera o mês para celebramos o desenvolvimento de games em Java.

Nós não iremos cobrir assuntos relacionados ao desenvolvimento de game para móbile, onde o Java é tem claramente muitas e muitas histórias e casos de suscesso, mas jogos como o Runescape, projetos como a enfine 3D jMonkey, o servidor MMO Darkstar e muitas outras ferramentas menos conhecidas, games e seus respectivos autores.
Daniel MD deixei um convite em aberto para todos os membros da comunidade de desenvolvedores de games para Java : caso você tenha algum projeto de jogo em Java, que considere que merece um pouco de divulgação, contate o pessoal do Javalobby.

É uma celebração e você está convidado!

----

aproveitando o post:

Aqui estão algumas das melhores bibliotecas para desenvolvimento de Games em Java hoje existentes:

JOGL: OpenGL API
JOAL: OpenAL API (Audio)
JInput: Biblioteca para os dispositivos, controles utilizados para os games.
Lwjgl: Biblioteca para jogos em java super leve, que prove acesso nativo para biblitecas de baixo nível como OpenGL, OpenAL, JInput, FMOD e DevIL.
jMe: Engine cenográfica 3D
Xith3D: Engine cenográfica 3D
jPCT: Engine 3D
ODEJava: uma API de Engine Dinâmica Aberta (materiais)
Darkstar: Servidor de Game da Sun (MMO)
Slick: Biblioteca 2D para Game
Phys2D: Engine de materiais 2D para Game

Com essas bibliotecas você pode criar uma variedade de tipos de games, desde de games de tiro a games de estratégia, como jogos MMO.

Finalmente, caso você precise de inspiração:


Algumas brincadeiras possíveis de serem implementadas em java, que foram apresentadas no GDC em 2005.

Post do Daniel MD no Javalobby : [link]
Fonte : DZone