O New York Times deu uma verificada no mundo japonês da banda larga de fibra ótica, enquanto todos nós sabemos que é a mais rápida e mais barata do muito a muito tempo. Enquanto nos EUA(e ainda mais no Brasil, país absurdamente atrasado o nosso) vêem a banda larga do Japão como uma utopia no nosso mundo concebível pela nossa imaginação, onde lá pode-se fazer o download de filmes em Alta Definição em questão de alguns segundos.
Até parece que a NTT, o grande provedor de fibra ótica do Japão, tem tanto recursos quando a empresa Verizon tem (nos EUA): eles precisam pedir a permissão dos donos dos prédios para instalar as fibras óticas e além disso ainda precisam convencer as pessoas a aceitarem isto, ainda por cima todos os grandes apartamentos e construções além desses, hoje eles estão de olho nas casas... (a empresa).
Além do mais, aumentar a rede de fibra ótica é muito caro e não existe uma perspectiva real de garantia de retorno de todo o dinheiro investido. Fora disso, as atuais aplicações de lá utilizam velocidades impressionantes, também não há demanda grande o bastante para justificar a despesa (eu acho que eles estão de olho no futuro, fazendo o futuro hoje, investindo massivamente em tecnologia, infra-estrutura, para comportar o desenvolvimento tecnológico frenético que existe por lá). Então por que o Japão não toma precauções para não gastar tanto com a velocidade da rede, não existe coisa mais responsável para se fazer no mundo? (quando a essa pergunta eu ainda mantenho minha tese do meu comentário anterior...)
Bem, uma grande razão é porque o governo japonês proporciona taxas de incentivos para que as empresas façam isso, enquanto nosso governo (dos EUA, o do Brasil nem se fale então) basicamente não faz nada para encorajar uma expansão da rede de fibra ótica no país.
Matteo Bortesi, um consultor tecnológico da Accenture de Tokyo, disse que “os japoneses pensam em longo prazo. Se eles pensarem assim eles terão um benefício em 100 anos ou mais, eles estão investindo algo pensando na futura geração, quando suas crianças de hoje estiverem grandes.” Segundo o consultor, ele está certo que esta herança nacional que estão preparando para o futuro, certamente irá atender a demanda durante alguns anos. As chances são que eventualmente o povo japonês terá uma rede de fibra ótica nacional muito boa, rápida e barata que possibilitará o download super rápidos de filmes inteiros, mais rápidos do que jamais imaginamos antes, mas conforme o ritmo atual que está indo o aprimoramento da infra de rede, isto ainda irá levar algum tempo.
Fonte :
Gizmodops.: enquanto nos em nosso país mal temos uma internet descente, pagamos caro, os poucos afortunados do país que podem pagar um pouco mais tem conexões que hoje mal chegam a 10 Mbps, enquanto no Japão é algo realmente inimaginavel pela nossa perspectiva que temos de velocidade de internet por aqui, velocidades de internet para um cidadão normal acima dos 50, 100 Mbps e cada ano aumentando mais e mais a largura de banda por lá e os preços caindo cada vez mais, eles sim estão certos, estão pensando no futuro, evoluindo sua infra estrutura para continuar comportando uma evolução tecnológica absurdamente fora do normal, quanto ao ritmo do resto do planeta...