quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Curiosidade : Reiniciando o cérebro com um cochilo de cafeína


Não consegue dormir a noite? Tire uma rápida soneca ao meio-dia depois de um copo de café. Do wiki de como fazer do Wired:

Ciêntistas dizem que o sucesso da soneca no meio-dia dependem de 2 coisas: tempo e (não é brincadeira) consumo de cafeína. Segundo experimentos realizados pela Universidade de Loughborough da Inglaterra, mostrou que um copo de café e uma soneca de 15 minutos de um simples fechar de olhos proporciona uma impressionante sensação de renovação.

1) Logo depois de você travar de cansado, vire um bom copo de “java”. A cafeína irá viajar até o interface gastro intestinal, dando lhe tempo de tirar uma rápida soneca, antes que a cafeína cause algum efeito.

2) Feche seus olhos e relaxe. Mesmo que pareça que você não dormiu, você notará um efeito de micro sono, ou lapso momentâneo (em outras palavras aquelas apagada rápidas que normalmente acontecem durante uma aula na faculdade depois de um dia de trabalho, pelo menos comigo ocorria hehe)

3) Limitar sua sesta a 15 minutos. Uma metade de hora, pode conduzir para inércia de sono, ou parada do funcionamento do córtex prefrontal do cérebro, que é responsável por funções como o julgamento. Esta matéria cinzenta pode demorar até 30 minutos para reiniciar.

Explicando de uma outra maneira, você ao meio dia, depois de uma noite mal dormida, aquele cansaço do além, que você nem agüenta mais olhar para o monitor do PC, você pega uma bela xícara ou aquelas canecas grandes, enche de café e vira tudo... fisiologicamente até o café percorrer todo o seu aparelho gastro intestinal e começar a ser absorvido pelo seu corpo, isso lhe dá tempo de tirar um cochilo, algo de 15 a 30 minutos que é o tempo para a cafeína cair na corrente sangüínea e começar a fazer efeito, nesse ponto caso você esteja em um estado inerte de olhos fechados, dormindo ou não, a cafeína fazendo efeito vai “rebootar”/reiniciar teu cérebro, lhe proporcionando uma sensação de como se você tivesse tido um bom período de sono...

ps.: pelo menos foi isso o apresentado no estudo...

Fonte : Lifehacker