domingo, 31 de dezembro de 2006
OpenLaszlo: projetos e arquivos
ter terminado minha monografia sobre o OpenLaszlo
publiquei ela e um conjunto de projetos no Portal Java
para aumentar a quantidade de material disponível sobre o assunto em português,
segue os respectivos links:
Monografia sobre OpenLaszlo [link]
projeto da monografia: Laszlo Agenda [link], referente ao capítulo 7 - implementação
também reformulei e republiquei projetos em branco para facilitar o estudo e uso
do OpenLaszlo com frameworks MVCs em Java
em ambos os projetos possuem os respectivos suportes:
- OpenLaszlo 3.3.3
- Hibernate 3.2, utilizando mapeamentos com annotations
- XStream 1.1.3
- Jasperreports 1.2.8
- Log4j 1.2.12
também desde Setembro de 2006, está disponível no Portal Java
um ambiente pré-configurado de desenvolvimento para OpenLaszlo
versão para Windows. [link]
porém quem quizer montar um mesmo ambiente em outro sistema operacional
basta seguir os passos indicados, no Anexo B - Ambiente de Desenvolvimento,
da monografia, página: 112, ou então verificar os passos descritos no Forum:
Portal Java - Ajax/OpenLaszlo, tópico: Eclipse e Laszlo [link]
neste [link] você verá todas as notícias publicadas no Portal Java,
relacionadas ao tema OpenLaszlo.
no mais aguardamos anciosamente pelo OpenLaszlo 4 ( Legals ),
para conferir quais serão as novidades dessa nova versão,
que a princípio a primeira release espera-se para início de 2007.
terça-feira, 21 de fevereiro de 2006
Aplicações de Internet Rica e o futuro da Web
Problemas com a Web hoje
Aplicações web em HTML são um acidente do crescimento da Internet. A Web foi originalmente projetada para disponibilizar documento online, mas agora serve como veículo principal para disponibilizar aplicações em rede. Em conseqüência, serviços providos, negócios, desenvolvedores de aplicações e seus respectivos clientes sofrem com os seguintes itens:
Experiência inferior do usuário: em uma comparação com aplicações desktop, impede a adaptação com os serviços disponibilizados na web para comunicação e comercio online, devido as limitações quanto a interface gráfica do sistemas disponivel para uso de seus respectivos usuários.
Aumenta os custos de centralizar as operações de dados: pelo fato do processamento da lógica de UI no HTML em aplicações web, ser centralizada e realizada no servidor.
Desafios de distribuição e manutenção: com aplicações baseadas em DHTML quando suportam multiplos web browsers em multiplos sistemas operacionais, onde essas aplicações devem ser desenvolvidas e mantidas garantindo que funcionem em diferentes web browser de diferentes sistemas operacionais.
O futuro da Web > RIA
Rich Internet Application( RIA | Aplicações de Internet Rica ): esses frameworks prometem inovações além das atualmente encontradas em sistemas web e avigorar/aprimorar as aplicações de internet, com uma nova experiência para os usuarios, historicamente limitado a aplicações desktop. Estes frameworks, algumas vezes referenciados como arquiteturas de cliente rica ou executaveis de internet, permite aos desenvolvedores de aplicações, prover serviços e negócios online, criando e disponibilizar uma nova geração de aplicações web mais eficazes para satisfação de seus clientes, aumentando a adaptabilidade de seus serviços e reduzindo, os custos de desenvolvimento e manutenção dessas aplicações.
Um exemplo de aplicação que implementa o RIA é o Laszlo Mail o qual foi desenvolvifo utilizando Laszlo, o qual destaca muita das vantagens de aplicações de internet rica. Ao contrário do convencional web mail em HTML, Laszlo Mail permite um acesso IMAP ao e-mail dos usuários através:
Uma GUI completamente costumizada
Controles de teclado
Redimensionamento de janelas
Gerenciamento das mensagens usando Drag and Drop
Compativel com todos os web browser populares para Windows, MacOS, Linux ou qualquer outro browser de algum outro sistema Operacional que possuia o plugin Flash Player instalado
Alta capacidade de resposta e interatividade devido a uma transferencia minima de dados após a instanciação inicial do cliente, uma vez com a interface, as proximas transações com o servidor são apenas de dados da aplicação.
Fazendo o futuro da web realidade agora
Para aumenta a experiência web, desenvolvedores requerem plataformas para entregar uma interface de usuário avançada, enquanto alavanca os existententes jogos de habilidades dos desenvolvedores e infraestruturas de desenvolvimento. Se não, excessivos custo de desenvolvimento e distribuição poderia confinar os avanços a protótipos de laboratório. Toda plataforma viável de aplicações de internet rica deve seguir os seguintes requerimentos:
Experiencia dinâmica para o usuário
Interfaces GUI intuitivas que prevem uma experiência de single-page(uma unica página) sem os refresh das aplicações HTML web
Uma integração sem emendas com a maioria de tipos de media em um único canvas sem separação por plugins ou por camadas
Suporta notifiação e mensagens em tempo real
Um desenvolvimento rápido da aplicação
Um desenvolvimento familiar com os paradigmas de programação e fluxo de trabalho
Possibilitar um desenvolvimento baseado em equipe
Simplificar a manutenção a longo prazo do código
Disponibilização dirigida a padrões para qualquer lugar
Compatibilidade com o prevalecimento das infraestruturas padrões existentes( J2EE, XML, Web Services, SSL )
Rodar em qualquer web browser sem download suplementar ou instalações
Desloca a sobre carga do processamento dos servidores centrais de dados, ou seja o processamento dos dados também é realizado no cliente e não totalmente centralizados no servidor.
Comparando com aplicações web baseadas em HTML, internet rica e clientes de aplicações rica possibilita uma vasta melhoria no tempo de resposta da aplicação e usabilidade da aplicação.
Em cada domínio, uma experiência de alta qualidade e satisfação dos clientes traduzem na melhoria dos negócios. Para os principais fornecedores de aplicações de internet para comuniações IP ao e-commerce, um modesto aumento uniforme na utilização do serviço ou das taxas de conclusão de transação pode gerar um ganho de rendimentos significantes e redução dos custos de manutenção.
Em uma era onde a missão crítica são os sistemas de informação e agora são expostos rotineiramente aos usuários fináis, onde todos os setores representativos, públicos e privados, fornecem seus serviços aos seus clientes online, a interface desses sistemas necessitam ser dignos dos produtos e serviços por eles representados.
OpenLaszlo
É uma plataforma que conduz ao desenvolvimento de aplicações de internet rica. Openlaszlo combina excepcionalmente:
Licença sobre certificado OSI CPL Open Source
Plataforma nativa XML
Disponibilização em qualquer lugar sem instalação
Suporte para qualquer web browser para Windows, Linux, MacOS e qualquer outro sistema operacional que possua um web browser com plugin Flash Player
Opção de disponibilização para ambos servidores web HTTP e J2EE
Uma experiência de interface rica para o usuário
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006
OpenLaszlo
O que é o Openlaszlo?
Ë uma plataforma open source para desenvolvimento e disponibilização de aplicações segundo a modalidade RIA( Rich Internet Application | Aplicações de Internet Rica ). A plataforma Openlaszlo consiste em 3 componentes principais:
- Compilador: o qual pega os arquivos de código e compila para arquivos Flash( swf ) que são executados em qualquer browser que possua o plugin da Macromedia para execução do Flash( swf ).
- Runtime Framework: inclui os componentes de interface, suporte para manipulação de dados( data binding ) e serviços de comunição na rede.
- Servlet: habilita o suporte runtime para tipos adicionais de media, suporte para SOAP e XML-RPC.
Com o OpenLaszlo, você pode:
- Desenvolver aplicações baseadas em RIA com um código baseado em XML e JavaScript.
- Disponibilizar essa aplicação em qualquer browser na modalidade SOLO, ou disponibilizar em qualquer servidor de aplicação J2EE ou em qualquer container Java de servlet( ex.: Tomcat ), rodando em qualquer sistema operacional que tenha o java instalado.
- Disponibilizar para qualquer web browser com Flash Player 5 ou superior, alcançando 97% de todos os computadores com acesso a web.
Desde 2002, as aplicações em Laszlo tem demonstrado que provem a usabilidade, escalabilidade e a confiabilidade em distribuições web( sistemas web que utilizam essa tecnologia) para milhares de usuários.
Quando e por que o OpenLaszlo se tornou Open Source?
Começou com a versão 2.2 no dia 5 de Outubro de
Por adotar um modelo de desenvolvimento aberto, nos esperamos acelerar a utilização por aplicações ricas para cliente na Web aberta, também como realce a qualidade, performance e um novo jogo de característica da plataforma OpenLaszlo. A empresa Laszlo Systems continuará a desenvolver a plataforma Open Source, junto com o fornecimento de módulos comerciais para aplicações, realizando o serviço de suporte e treinamento para seus clientes.